Tipos de necessidades


Tipos de necessidades
As oportunidades de projecto devem satisfazer necessidades expectativas de pessoas ou de grupos de pessoas.
O rectângulo a seguir de Maslow ilustra mais uma vez, as necessidades obedecendo uma cerca hierarquia.
5ª auto-replicação
4ª estima
3ª afecto
2ª segurança
1ª fisiológicas


Necessidades mais elevadas surgem a medida que as de nível inferior são satisfeitas 



                                    
Reveja no Modulo 1:
1ª Necessidades fisiológicas e básicas.
2ª Necessidades de segurança.
3ª Necessidades psicológicas ou efectivas.
4ª Necessidades de estima.
5ª Necessidades de auto realização.
Veja a seguir, exemplos de projectos que procuram satisfazer as cinco classes de necessidades apresentadas na Pirâmide de Maslow.
Nível de necessidade
Oportunidade de projecto
Básico
Moageira, confecção de vestuários, clínica médica, fábrica de telhas, escolas, etc.
De segurança
Extintores, empresa de segurança, guarda, seguros, etc.
Afecto
Loja de cosméticos que vende e desodorizante, floricultura, diversões, etc.
Estima
Vender bens e serviços de luxo, por exemplo: relógios de ouro, carros de luxo e casas, iate
Auto-realização
Prestar serviço de consultoria, relações públicas, serviços de assessoria, etc.
     
Identificarão de oportunidades com base na situação geográfica
Você se encontra num meio geográfico, que pode ser aldeia, localidade, vila, distrito, cidade, província, país ou região.
Características básicas da região - procura aproveitar determinadas particularidades geográficas tais como extensão da área, relevo, clima, recursos naturais, principais actividades económicas.
Demografia – refere-se às características duma determinada população, prestando atenção à situação demográfica da região, como número de habitantes, ocupações ou profissões, idade, sexo, nível de rendimento das pessoas, cultura, etc.
São exemplos:
ü  Abrir uma confecção de “cofio”, símbolo da religião Islâmica, pode ser um bom projecto numa região com predominância de população muçulmana.
ü  Se uma região a população for maioritariamente jovem, haverá possibilidade de sucesso de projectos jovnís tais como recreação, vestuário para jovens, etc.
Recursos e factores de produção existentes na região
Por exemplo se uma determinada região é rica em recursos naturais é possível explorá-los conforme se apresenta no quadro abaixo.

Recursos naturais existentes
Oportunidade de projecto
Terra arável
Projectos de agro-pecuária
Argila
Fabrico de tijolo
Sol intenso
Produção de energia solar
Praia
Barco de recreio
Vento
Gerador eólico

Ambientes sócio económico da região
Há diversos aspectos que podem despertar a identificação de oportunidades tais como bens e serviços importados ou exportados, tipo de indústrias e rede comerciais existentes, infra-estruturas económicas e sociais existentes.
Identificação de oportunidades com base na adição de valor de bens
No salão de cabeleireiro, para além de cortar o cabelo, o cliente pode ser lavado o cabelo com champoo.
Identificação de oportunidades com base em adição de valor – refere-se ao processo de identificação de mais oportunidades procurando agregar um valor (preço) maior do que o actual dum produto ou serviço.
Para a adição de valor, deve haver melhorias no produto ou serviço prestado que significa passar por outras transformações que permitem ganhar novos atributos tais como a sua qualidade, utilidade, aparência ou a maneira como é disponibilizado.
·         Identificação de oportunidades com base na cadeia de valor
Em Moçambique, acontece que em cada uma das regiões existem sectores económicos que são principais. Nas zonas urbanas, geralmente, predomina a actividade industrial, o comércio e serviços enquanto nas zonas rurais as actividades predominantes variam de zona para zona. A agricultura e a criação de animais, a pesca, a caca e outras são as actividades predominantes.
Em Moçambique, acontece que em cada uma das regiões existem sectores económicos que são principais. Nas zonas urbanas, geralmente, predomina a actividade industrial, o comércio e serviços enquanto nas zonas rurais as actividades predominantes variam de zona para zona. A agricultura e a criação de animais, a pesca, a caca e outras são as actividades predominantes.
Oportunidades além fronteira
Moçambique está inserido na SADC, Comunidade Economica da África Austral constituída pelos seguintes países: África do Sul, Botswana, Lesotho, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia, Tanzânia, Zimbabwe e Madagáscar.
No contexto desta integração Moçambique rubricou vários protocolos tais como:
a)      Transporte;
b)      Livre circulação de bens e pessoas.
Moçambique possui também acordos que o permitem ter acesso a outros mercados tais como:

Feira e projecto escolares

Os módulos 1 e 2, você teve a oportunidade de organizar e participar em projectos e feiras escolares da sua escola.
A feira e o projecto escolares são actividades que permitem praticar o Empreendedorismo. Nestas actividades, você tem a oportunidade identificar e implementar iniciativas de projects, preparar e expor os seus produtos e serviços na feira escolar.
 
Conclusão
  No processo de elaboração deste resumo conclui que a feira e o projecto escolares são actividades que permitem praticar o Empreendedorismo,  Identificação de oportunidades com base em adição de valor que refere-se ao processo de identificação de mais oportunidades procurando agregar um valor (preço) maior do que o actual dum produto ou serviço.




Enviar um comentário

0 Comentários