Teoria do significado em Edmund Husserl


Teoria do significado em Edmund Husserl

Husserl nasceu em 1859 no seio de uma família judaica em Prosnitz, e morreu em Friburgo em 1938.
A fenomenologia é transcendental, ou seja ciência fundamental e filosofia primeira, onde toda a estrutura da ciência assenta sobre o mundo da vida, todas as ciências assentam no mundo quotidiano, de carácter primigénio, pois onde a ciência tem sua origem, a única a partir qual pode obter uma inteligibilidade última (CORDÓN & MARTINEZ:83:1995).
Fenomenologia é a ciência fundamental na medida em que trata de fornecer os fundamentos do fazer científico e da racionalidade da história assim como da humanidade, é filosofia primeira na medida em que pretende fornecer os princípios puros para levar acabo essa fundamentação (idem)

A ideia e objecto da fenomenologia

Fenomenologia è uma alternativa ao cientismo positivista; com ela poderemos abandonar a situação de crise. Pensamento husserliano requer uma reforma radical da filosofia. a fenomenologia move-se. Nas esferas da intuição directa e o passo maior que o nosso tempo tem a dar é reconhecer que com a intuição filosófica no seu verdadeiro sentido, com a captação fenomenológica da essência, se abre um espaço infinito de trabalho assim sendo a filosofia torna –se como ciência de rigor.(ibidem:84).

Podemos caracterizar a fenomenologia da seguinte maneira:

A fenomenologia é um método, isto porque, primeira passa por desfrutar se esta filosofia será uma crítica positiva dos fundamentos e dos métodos. Também podemos considerar a fenomenologia como sendo uma ciência descritiva e não interessada, em oposição ao pragmatismo e utilitarismo da razão. A fenomenologia é a ciência dos fenómenos, mas entendidos por fenómeno algo diferente do que entendem Hume (estado psíquico) ou Kant o que se opõe a coisa em si (ibidem).
 Contudo a palavra fenómeno em Husserl significa o mesmo que a palavra grega phainómenon : o que aparece à luz, que se mostra e que consiste neste seu mostrar-se com os traços e aspectos essenciais com que se mostra.
A fenomenologia quer dar assim sentido, preciso e essencial do logos das coisas, logo que estas se mostram fenómenos, de maneira que chegam a ser reveladas por aquilo que unicamente pode empreender semelhantes revelações do seu logos a saber, a consciência pura. Se tenham intuído, descreve dado, o manifesto enquanto fenómeno antes do pensar teórico.

Método fenomenológico e o seu sentido

A fenomenologia é um modo original e radical de fazer filosofia, onde cria um estilo novo de filosofar, ao mesmo tempo que investiga os pressupostos da própria ciência que contribui com algo realmente revolucionário e que facilita o desenvolvimento de um novo tipo filosofia neste caso: o método fenomenológico.
Na mesma vertente encontramos divergências no seu desenvolvimento e aplicação ou seja um estilo de filosofia comum a todos os fenomenólogos (Heidegger, Scheler, Merleau Ponty). (ibidem 92).
O método fenomenológico é um método de acesso aos fenómenos para procurar o seu fundamento, Husserl não se situa ao nível das ciências, mas na dimensão originária do mundo da vida, que supõe a ciência é esquecida por esta.

Estrutura do método fenomenológico        

A s fases ou momento do método fenomenológico a partir da atitude natural são: a epoché ou redução fenomenológica, a redução eidética e a redução transcendental. (CORDÓN & MARTINEZ:91:1995).
As fases ou momentos do método fenomenológico, a partir da atitude natural são a epoché ou redução fenomenológica, a redução eidética e a redução transcendental.
Ø  Atitude natural é uma protocrenca que consiste em crer na realidade do mundo e de mim mesmo, esta sou uma atitude Ingénua será abandonada mediante o acto de reflexão que é a epoché.
Ø  A redução tem um sentido de retorno ao mundo como sempre foi isto porque antes de haver sido percebido e tematizado pelas ciências, com isso com a redução não perdemos nada do que é real, mas simplesmente o seu carácter de realidade. A redução afecta as ciências da natureza da seguinte maneira: a destruição do naturalismo e do objectivismo em todas as suas formas e as ciências do espírito assim como a destruição do espiritualismo e do antropologismo .(ibidem 92).


Ø  Redução eidética pretende – se aceder ao Campo da consciência pura onde o eidos (essência). Husserl designa a essência daquilo que se encontra no ser autónomo do indivíduo e o que faz com que ele é, graças a redução eidética que obtêm-se essas essências universais que serão possíveis por meio da intuição pura.
Ø  Redução transcendental onde reduz – se o eidético a um nível superior para ver como se constitui a partir das funções transcendentais do eu, por outras a redução transcendental é o primeiro lugar da desaprovação da ciência, a vontade firmemente exercida de não encerrar a realidade do homem numa rede de causalidades e de encontrar fora do mundo da ciência, o mundo da realidade vivida que a ciência nos engendra a partir daquilo que é ela mesmo.
É um sistema de signos ou sinais usados para indicar coisas, para a comunicação entre pessoas e para a expressão de ideias, valores e sentimentos. Assim como a linguagem é um sistema, isto é, uma totalidade estruturada, com princípios e leis próprios, sistema esse pode ser conhecido (CHAUI:177:200).
A linguagem era estudada sob duas vertentes: a da filologia, que buscava a história das palavras pelo estudo das raízes, com o propósito de chegar a uma única língua originária matriz de todas as outras, e a gramática comparada, que estudava comparativamente as línguas existentes com propósito de encontrar famílias linguísticas (ibidem:182).
A linguagem simbólica realiza-se principalmente como imaginação, assim Como pode ser fortemente emotiva e afectiva. A linguagem conceitual procura evitar analogias e a metáfora, esforçando – se para às palavras um sentido direito e não figurado ou figurativo (ibidem:188).

Enviar um comentário

0 Comentários