Tempo e clima


Tempo e clima
Relação entre o tempo e o clima
Chama-se tempo ao estado da atmosfera, que se encontra em contacto com a superfície terrestre, num dado momento e num dado lugar. Este estado da atmosfera é uma combinação de valores de temperatura, nebulosidade, pressão atmosférica, vento, entre outras. Todos os dias se podem obter informações sobre o estado do tempo através de informações meteorológicas veiculadas na rádio, na televisão ou nos jornais. A situação meteorológica que se repete frequentemente chama-se tipos de tempo. Os diferentes tipos de tempo repartem-se ao longo do ano, com uma determinada sucessão. À sucessão dos vários tipos de tempo duráveis, característicos de uma região, chama-se clima.
O tempo é uma combinação passageira, momentânea e bastante variável que acontece durante um curto período de tempo (dia, semana, ou mês), enquanto o clima é uma sucessão dos estados de tempo duráveis ou que pertencem geralmente constantes, ou que apresentam pequenas variações de tempo durante um longo período de tempo. A nível mundial distinguem-se as seguintes zonas climáticas: a zona intertropical (a mais quente), a zona fria e a zona temperada (intermédia entre as anteriores).

O problema da classificação dos climas

Não é tarefa fácil fazer uma classificação dos climas. Não basta considerar às médias dos elementos climáticos (temperatura, precipitação, pressão atmosférica, velocidade dos ventos, etc.), porque a media não espelha a realidade completa da atmosfera. È preciso considerar sobretudo a maneira como a temperatura e as precipitações (chuva, granizo e neve) se distribuem e se combinam ao longo do ano, assim como os seus valores máximos e mínimos.
Houve várias tentativas de classificação ao longo dos tempos. Já na Grécia antiga os Gregos tinham observado diferenças climáticas. Na Grécia, os Verões são quentes e secos e os Invernos são chuvosos e a temperatura é suave. Assim sendo, consideraram o clima grego como um clima ideal, devido à sua moderação (sem excessos), o que fez surgir o termo temperado.
Às áreas do Norte de África, onde raios solares incidem quase perpendicularmente e são, portanto, muito quentes, os Gregos deram o nome de tórridas.
O termo clima foi criado pelos Gregos e significa inclinação. Para fazer a divisão dos climas, os Gregos baseavam-se apenas na temperatura. Na verdade, desde a Antiguidade Clássica até aos nossos dias, muitas classificações climáticas foram desenvolvidas.

A classificação climática segundo Köppen e Thornthwaite
Classificação de Köppen

A classificação climática de Köppen-Geiger, mais conhecida por classificação climática de Köppen, é o sistema de classificação global dos tipos climáticos mais utilizados em Climatologia, Geografia e Ecologia. Esta classificação foi proposta em 1900 pelo climatologia alemão Wladimir Köppen, tendo sido aperfeiçoada em 1918, 1927 e 1936 com a publicação de novas versões, preparadas por Rudolf Geiger, daí o nome Köppen-Geiger.
A classificação baseia-se no pressuposto, com origem na Fitosociologia e na Ecologia, de que a vegetação natural de cada região à superfície da Terra expressa sobretudo o clima nela existente.
Nesta classificação, distinguem-se os tipos climáticos principais, que em seguida se descrevem:
A – Climas tropicais húmidos;
B – Climas secos;
C – Climas temperados húmidos;
D – Climas boreais;
E – Climas polares;
F – Climas de regiões geladas.
A classificação climática de Köppen-Geiger divide o clima em seis grandes grupos e em diversos tipos e subtipos.
Cada clima é representado por um conjunto variável de letras com dois ou três caracteres com o seguinte significado:
Primeira letra – uma letra maiúscula (A, B, C, D, E, F) que denota a característica geral do clima de uma região, do equador em direcção aos pólos, constituindo o indicador do grupo climático mundial.
Segunda letra – uma letra minúscula que estabelece o tipo de clima do grupo, o qual denota as particularidades do regime pluviómetro, ou seja, a quantidade e a distribuição da precipitação, que é utilizada apenas caso a primeira letra seja A, C ou D.
Terceira letra – uma minúscula que denota a temperatura média mensal do ar dos meses mais quentes (nos casos em que a primeira letra é C ou D) ou a temperatura média anual do ar (no caso de a primeira letra for B).
Assim, as letras maiúsculas significam:
A – Nenhum mês tem tempertaura média inferior a 18 ºC. os climas são quentes.
B – a precipitação é inferior evaporação. Os climas são secos. Este subdivide-se em:
BS – Clima de estepe.
BW – Climas desérticos.
C – O mês mais frio regista temperaturas entre os -3 ºC e os 18 ºC e o mês mais quente assinala temperaturas superiores a 10 º C. Os climas são frios.
E – o mês mais quente regista temperaturas inferiores a 0 Cº, isto é, em nenhum mês a temperatura média é superior a 10 ºC.
Os seis tipos climáticos atrás mencionados são, por sua vez, repartidos, tendo uma linha de conta a precipitação e a temperatura. São usadas várias letras minúsculas com um significado climatológico concreto.
Deste modo, para os climas de tipo A, B, C e D usam-se as seguintes segundas letras para classificação:
W – Estacão seca no Inverno (w = winter = Inverno)
S – Estacão seca no Verão (s = summer = Verão)
F – Nenhuma estacão seca (f = falta de seca)
M – Estacão seca e curta no Inverno (monsim – monção)
Para os restantes tipos climáticos C e D usam-se as seguintes terceiras letras:
a – A temperatura do mês mais quente é superior a 22 ºC.
b – A temperatura do mês mais quente é inferior a 22 ºC, mas pelo menos quatro meses registam uma temperatura superior a 10 ºC.
c – Apenas um a quatro meses registam uma temperatura superior a 10 ºC.
No caso os climas B, usam-se as seguintes letras:
h – Temperatura superior a 18 ºC (de heiss, que significa quente).
k – A temperatura anual é inferior a 18 ºC, registando o mês mais quente uma temperatura superior a 10 ºC.
Em Moçambique verifica-se o tipo climático Awa, ou seja, um clima tropical húmido no litoral, em que a temperatura do mês mais frio é superior a 8 ºC.

Classificação de Thornthwaite
Esta classificação é muito complexa e baseia-se indirectamente na temperatura, na precipitação e no balanço hídrico dos solos, que varia conforme o tipo climático.
Com a introdução do factor evapotranspiracão potencial (EP), que se obtêm através se uma fórmula complexa, pode calcular-se o índice de humidade (ID), mediante a expressão:
IH = 100 (S-D)/EP ( em que S é o excesso e D a deficiência de água no solo).
Principais tipos de climáticos de acordo com os seus diferentes valores.
Deste modo, temos:
A – Climas per-húmidos.
B – Climas húmidos.
C – Climas sub-húmidos.
D – Climas semi-áridos.
E – Climas áridos.
A concentração anual deste índice ‘e expressa através de várias letras, nomeadamente:
r = Húmido durante todo o ano.
d = Seco durante todo o ano.
s = Verão mais seco do que o Inverno.
w = Inverno mais seco do que o Verão.
A eficiência térmica (ET) consiste na soma das temperaturas positivas de cada mês.
Este índice permite subdividir os climas de acordo com os seus diferentes valores:
A ́ – Climas megatermais.
B ́ – Climas mesotermais.
C ́ – Climas microtermais.
D ́ – Climas de tundra.
E ́ – Climas de regiões geladas.

A concentração anual deste índice de eficácia térmica é dada pelo cálculo da percentagem dos três meses mais quentes em relação ao total anual.
Das 120 combinações possíveis, Thornthwaite reteve apenas 32 tipos climáticos, mas ultrapassou largamente a classificação de Köppen.

Os principais tipos de clima
Numa mesma região climática é possível distinguir climas locais. É o caso da cidade de Maputo e da vila da Namaacha. Ambas possuem um clima tropical, mas Namaacha está localizada numa zona montanhosa. Daí que se considere que Namaacha tem um clima tropical de altitude.
Os climatologistas têm manifestado grandes dificuldades na elaboração de uma classificação dos climas e na sua representação num mapa, optaram por apresentar uma classificação mais geral que abrangesse grandes espaços da superfície terrestre.
Os principais tipos de clima
Os grandes tipos de clima


Subtipos

Áreas de ocorrências
Características

Temperatura

Humidade
Clima equatorial

Nas latitudes da faixa equatorial ou baixa latitude
Média anual de cerca de 25 ºC e pequena amplitude térmica anual
Chuvas abundantes, com um índice pluviométrico sempre superior a 2000 mm
Clima tropical
De atitude Monções (índia e sudeste asiático)
Entre os trópicos
Excluindo a altitude, a temperatura média anual é superior a 20 ºC e a média do mês mais frio não é inferior a 18 ºC 
Nas regiões próximas do litoral ocorrem maiores quantidades de precipitação e nas regiões do interior registam-se secas prolongadas, com um índice pluviométrico de 1000 a 2000 mm
Clima desértico

Nas latitudes tropicais e temperadas
Média anual de 20 a 30 ºC.
Grande amplitude térmica anual (de 15 a 25 ºC)   
Precipitação com um índice pluviométrico inferior a 200 mm por ano sem um padrão regular
Clima temporada
Mediterrânico
Nas latitudes temperadas
Média anual de 15 a 20 ºC; amplitude térmica de 13 a 20 ºC Verões quentes e alguns meses de Inverno com temperaturas inferiores a 0 Cº
Chuvas concentradas no Inverno
Clima temporada
Oceânico continental
Nas latitudes temperadas ou médias (entre os círculos polares e os trópicos)
No subtipo oceânico, a média anual é de 8 a 13 ºC; no subtipo continental, existe uma grande amplitude térmica anual (40 ºC)
No subtipo oceânico regista-se um índice pluviométrico de 800 a mais de 2000 mm anuais e no subtipo continental verifica-se um índice pluviométrico inferior a 600 mm anuais
Clima frio

Nas latitudes superiores a 50, no hemisfério norte
Inverno muito frio e Verão fresco; temperatura média anual inferior a 10 ºC;
Baixo índice pluviométrico, de 200 a 500 mm, e outros trechos de 500 a 1000 mm
Clima polar

Entre os círculos polares e os pólos ou nas áreas de alta latitude
Médias anuais inferiores a 0 ºC  
Precipitação de neve de cerca de 100 a 200 mm por ano 

A importância do clima e a sua influência
O estudo do clima reveste-se de grande importância. Existem inúmeros exemplos na história Humanidade que retratam a importância do clima e do conhecimento do estudo do tempo. A visão da Europa continental pelas tropas aliadas, no dia 6 de Junho de 1944, conhecida pelo dia D, mudou o curso da Segunda Guerra Mundial e esteve dependente da precisão da informação metrológica para ser levada a cabo com sucesso.
O clima influencia directamente a maioria das actividades humanas, em especial a agricultura, definindo o nível de produtividade agrícola, o qual se encontra condicionado principalmente pela disponibilidade hídrica.
As influências do clima sobre a paisagem natural
Os animais e as plantas distribuem-se pela superfície da Terra tendo em conta a sua relação com o clima. As associações vegetais são compostas de seres vivos que, para se desenvolverem, necessitam de certas condições naturais.
Despendendo das espécies, exigem numa certa quantidade de luminosidade, de humidade de uma determinada temperatura e de certas características do solo.
Tendo em consideração que a cada tipo de clima corresponde um tipo de paisagem vegetal na regiões do alto índice pluviómetro existem grandes áreas florestais (equatoriais e tropicais), enquanto nas regiões de baixa índice pluviómetro surgem estepes ou desertos.
O solo também é influenciado pelo clima. Nos climas húmidos, como é o caso do equatorial e tropical, os solos são profundos, devido a elevação e alteração das rochas. Nas regiões temperadas e frias, a camada do solo é pouco profunda.
Quando Oslo não possui cobertu8ra vegetal, a precipitação provoca erosão e transporta a camada superficial do solo (erosão laminar). Se precipitação for muito intensa pode provocar uma erosão mais profunda, como é o caso das ravinas (erosão em sulcos).
O relevo, isto é, as desigualdades da forma existente nas superfícies da Terra (depressões, planícies, planos e montanhas), é, pois, influenciado pelo clima uma vez que a temperatura e a água nos seus vários estados são agentes da erosão. Realizam um trabalho de construção e destruição da crosta terrestre.

 
Influência do clima sobre o ser humano
A distribuição da população na superfície da Terra é influenciada pelo clima.
A agricultura depende das características climáticas. Há produtos agrícolas próprios de ambiente temperado e subtropical (como aveia, o centeios oliveira entre outros) e produtos agrícolas específicos das zonas tropicais (como o café, cana-de-açúcar, o chá, o cacau, o tabaco e a banana, entre outros). O próprio clima criou entre os povos uma interdependência tal, ao ponto de nenhum país produzir tudo aquilo que se de precisa, passando a recorre sistematicamente ao comercio para suprir as necessidades de determinados produtos agrícolas.
As habitações escolhidas pelos povos também demonstram a influência do clima. Por exemplo, nas regiões sujeitas a queda da neve, os telhados das casas são muitos inclinados, de modo a evitar acumulação de neve. A influencia do clima manifesta-se igualmente ao vestuário na armazenagem de produtos no tipo de construção de estradas (a técnica usada em áreas de clima quente chuvoso9s diferem das utilizadas no clima frio e secos ) no nível de deterioração dos materiais na saúde dos animais e do próprio ser humano.

Distribuição geográfica das regiões bioclimáticas
Estudos efectuados sobre os principais ambientes bicromáticos mundiais relacionam as áreas de distribuição das principais formações vegetais e a respectiva vida animal dominante com características de natureza climáticas dessas mesmas áreas. É, portanto, crucial conhecer tais elementos para poder aferir as características físicas dessas mesmas áreas e do mundo animal vegetal.
As principais regiões bioclimaticas são a região intertropical, a região temporada, a região fria e a região das grandes altitudes.

A regiam intertropical
A região intertropical é a faixa que se estende do equador ate a cerca de 30 de latitude N e 30 de latitude S e que cobre vastas áreas da América, África, e Ásia.
Os regimes térmicos e o movimento anual aparente do sol
Entende-se por regime térmico a variação das temperaturas médias mensais ao longo do ano.
 Observando a figura 53, que representa a variação da temperatura durante o ano em duas estacões meteorológicas localizadas na zona intetropical nomeadamente Douala, situada perto do equador (4N ) , bamako , um pouco mais afastada (12 40N ) , constata-se que em ambas estacões a temperatura média  anual é elevada (26,4C em Duala e 28,4C em bamako). Porém bamako apresenta grandes variações anuais de temperaturas (varia entre 33,1e 25,4C).
Partindo destes dados pode concluir-se que a amplitude térmica anual é pouco elevada embora os contrastes térmicos se acentuem á medida que a latitude aumenta.
Então, como se poderá o comportamento na região intetropical?
A unidade climática dos climas quentes na zona intetropical resulta da ausência de arrefecimento sensível ao longo do ano. Portanto não existem um inverno genuíno. Todos os dias ao longo do ano, sol, no seu movimento anual aparente, atingi a sua altura máxima ao meio-dia. Como obliquidade dos rios solares é pouco pronunciado a quantidade de calor que chega aterra é sempre elevada sendo a temperatura média anual superior a 20C.
No equador, a duração dos dias e das noites á sempre igual enquanto noutras regiões quentes a diferença entre os dias e as noites ê sempre relativamente pequena (nos trópicos a diferença não ultrapassa as 3h 20m). Deste modo, a amplitude térmica anual é fraca geralmente inferior a 10C exceptuando as regiões desérticas.
Pelo contrario a amplitude térmica diurna é grande uma vez que o aquecimento durante o dia ì intenso e a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima substancial particularmente nos trópicos onde céu, limpo de nuvens permite uma grande insolação durante o dia e uma forte irradiação nocturna.
Regime pluviométrico
A região intertropical apresenta grandes contrastes no que diz respeito aos regimes pluviómetros devida da existência das zonas pluviosas e de zonas áridas.
Tanto em Duala como em bamako a precipitação total ao longo do ano é elevado, cerca de 4109mm e1076mm respectivamente mas enquanto em Duala chove todo o ano em bamako chove de Abril a Outubro. Em contrapartida, em tamanrasset a precipitação é muito baixa, apresen5tando valores pluviómetros na ordem dos 59mm.
   

Enviar um comentário

0 Comentários