Filo Arthopoda


Filo Arthopoda

Existe cerca de um milhão de espécies deste filo descritas que vivem em grande variedade em diferentes habitantes da biosfera.
Na diversidade de artrópodes, podem considerar-se cinco (5) classes principais:
Arachnida (aracnídeos) exemplo: aranha, escorpião
Crustacea (crostáceos) exemplo: lavagante, camarão
Diplopoda (diplópodes) exemplo: lula
Insecta (insectos) exemplo:gafanhoto, lilélula
Chilopoda (quilopodes) exemplo: escolopendra
O corpo das antrópodes é revestido de um exoesqueleto com quitina, o qual apresenta três (3) características principais:
Rigidez, que sustenta e protege o corpo.
Impermeabilidade, devido a uma camada na sua superfície externa que dificulta a desidratação, permitindo assim a sobrevivência de muitos representantes deste filo em ambiente terrestre.
Fixação dos músculos que movem os apêndices.
No entanto, a existência do exoesqueleto acarreta algumas dificuldades. Pois é rígido e pouco extensível, limita o crescimento do animal e dificulta os movimentos. Durante a vida do animal ocorrem mudanças periódicas, em que ele se desembaraça desse revestimento.
Como nos anelídeos, os artrópodes têm corpo organizado em segmentos. Na maioria dos artrópodes, entretanto, esta segmentação é evidente apenas nas fases embrionária.
Nos artrópodes adultos, o corpo é formado por três (3) partes básicas: cabeça, tórax e abdómen. Em algumas espécies, como as de crustáceos, por exemplo, observa-se uma fusão de cabeça e do tórax, chama-se cefalotórax.
Ligam-se vários apêndices ao corpo, como é o caso das paras e anteras, dotados de segmentos articulados, que possibilitam movimentos e possuem diversas funções , como é o caso de andar, nadar, obter alimento, perceber estímulos químicos ou mecânicos.
O sistema nervoso é constituído por gânglios cerebrais e um par de cordões nervosos ventrais, havendo divisão de coordenação entre os segmentos do corpo. Em muitos artrópodes podem existir olhos compostos ou facetados. Por exemplo, os olhos da libélula são formados por mais de 10000 unidades, o que permite um grande campo visual.
O sistema circulatório é aberto, na região dorsal do corpo, o coração contrai-se e impulsiona o sangue para um grande vaso, onde flui para as hemoceles, lacunas entre os órgãos, deixando alimento e removendo resíduos metabólicos. E em seguida retorna o coração.
O sistema excretor recolhe resíduos metabólicos do sangue e elimina-os por canais ou túbulos, os chamados «tubos Malpighi», que se abrem na superfície do corpo ou do intestino.
 Os antropodes terrestres possuem estruturas internas especializados nas trocas gasosas, as tranqueas.
As tranqueias são sistemas de canais ramificados por onde circula o ar e que comunica com o exterior através de orifícios na superfície do corpo – estigmas ou respiráculos.
Ao antropodes aquáticos como muitos crustáceos por exemplo, apresentam brânquias, onde decprrem trocas gasosas entre a agua e o sangue.
 Na maioria dos artrópodes, a fecundação é interna, o desenvolvimento pode ser directo ou indirecto.
A tabela que se segue mostra uma comparação entre os grupos de artrópodes.
Grupo
Corpo
Patas
Antenas
Asa
Excreção
Respiração
Exemplos
Arachnida
(aracnídeos)
Cefalotorax
e avdomen
Quatro partes
Ausentes
Ausentes
Túbulos de Malpighi
Traqueal
Aranha, escorpião
Crustácea
(crustáceos)
Cefalotorax e abdome
Geralmente cinco partes
Dois pares
Ausentes
Glândulas antenais
Branqueal
Camarão,
Lagosta,
caranguenjo
Diplopoda
(diplópodese)
Cabeça e tronco
Dois pares por
Segmento
Um par
Ausentes
Túbulos de Malpighi
Tranqueal
Milípede
Chilopoda (quilopodes)
Cabeça e tronco
Um par por segmento
Um par
Ausentes
Túbulos de Malpighi
Traqueal
Centípede
Insecta (insectos)
Cabeça, tórax e abdomen
Três partes
Um par
Presente na maioria
Túbulos de Malpighi
Traqueal
Abelha, mosca, pula, mosquito

A grande diversidade dos representantes do filo de artrópodes faz com que existam vários tipos de importância.

Importância ecológica

No processo de decomposição dos detritos intervém uma grande variedade de animais, constituindo uma verdadeira microfauna de que fazem parte insectos, aranhas, bicho-de-conta, minhocas centopeias e tantos outros. Além disso, estes escavam pequenos túneis de solo, melhorando assim a sua oxigenação.
Estes têm ajudado bastante na agricultura, pois escavam as suas galerias, os animais revolvem o solo que ficam assim mais arejado e permite uma melhor passagem da água.
A polinização que é uma etapa fundamental para a reprodução de muitas plantas, é muitas vezes feitas pelas abelhas, vespas, borboletas e outros insectos com capacidade de fazer polinização.
Muitos insectos e aranha, por exemplo, são a base da cadeia alimentar para muitas aves e outros animais. Sendo assim considerados consumidores da 1
O conhecimento das cadeias alimentares permitiu utilizar certos insectos como por exemplo, a joaninha como predadores de outros insectos que constituem prejuízo para a agicultura.

Importância económica

Os recursos pesqueiros constituem-se maioritariamente, pelo que são capturados no mar. Mas existem muitos lagos e rios em que as pessoas exploram os recursos pesqueiros.
Destacam-se os crustáceos como o camarão, a gamba, o caranguejo e a lagosta. A pesca representa uma das actividades económicas e sócias importantes.
A população que vive ao longo da costa marítima e que é dependente da actividade pesqueira atinge milhares de pessoas. A actividade pesqueira representa emprego para muitas famílias. Pelo menos o mesmo número de pessoas que realiza a pesca está envolvido no processamento e na comercialização do pescado. Assim, a pesca é uma fonte de rendimentos resultado da venda das capturas e da compra dos bens de que os pescadores necessitam.
O bicho-da-seda produz o casulo da qual é retirada uma fibra que é utilizada para fazer roupas de alta qualidade.
As lagartas do bicho-da-seda, produzem o casulo utilizado na produção de tecidos.

Importância medicinal

As abelhas produzem mel que é um santo remédio para várias doenças, além de ser um alimento muito energético e saudável.
Representantes do filo de artrópodes podem ser vectores de doenças. Como ectoparasitas alojam-se no exterior do corpo do hospedeiro. Neste contexto, podem-se citar exemplo como pulgas, mosquito e carraças.
Outras espécies, como o escorpião ou certas aranhas, são muito venenosas, podendo provocar reacções alérgicas ou morte das suas vítimas.

Filo Mollusca (moluscos)

Os moluscos possuem representantes da água doce e salgada, além de alguns terrestres. Apresentam corpo mole, sem segmentos, ao contrário do que ocorre com artrópodes e anelídeos. O corpo mole acarreta vulnerabilidade a agressões, a dificuldade de sustençao e risco de desidratação em meio terrestre .
Há moluscos, que apresentam um exoesqueleto calcário, como é o caso da concha.
Apesar das diversidades que podem evidenciar, os moluscos possuem um conjunto de características básicas.
Apresentam três regiões distintas no corpo:
Cabeça: onde existem massas ganglionares nervosas e órgãos dos sentidos como é o caso dos olhos.
Massa visceral: onde se concentra a maioria dos órgãos  como intestino, glândulas digestivas, sistema circulatório, excretor, e reprodutor.
: que pode apresentar varias modificações, servindo como elemento de fixação, escavação ou locomoção.
Muitos moluscos possuem uma rádula , espécie de língua que funciona como rapador, fragmentando os alimentos. Isto é possível porque a rádula é formada por uma membrana sobre a qual se dispõe filas de dentes finos, de natureza córnea.
O sistema digestivo é completo, com órgãos diferenciados como, boca, esófago, estômago, intestino e ânus.
Na maioria dos moluscos, o sistema circulatório é aberto, ou seja, parte do trajecto do sangue é feito fora dos vasos sanguíneos, em espaços entre as células denominadas lacunas,
Geralmente os sexos estão separados. Nos moluscos terrestres a fecundação é interna. Dos seus ovos eclodem filhotes, sem estágio larval (desenvolvimento directo). Os representantes aquáticos entretanto, apresentam desenvolvimento indirecto com a formação de larvas.
O pé é um dos critérios usados para a divisão em três classes, como se pode ver na tabela que se segue:
Classe
Características
Exemplo
Gastropodas (gastrópodes)
Concha com uma valva, muitas vezes enrolada hélice, a cabeça geralmente distinta com tentáculos e olhos, representantes terrestres
Caracol do jardim
Bivalvia(bilvaves)
Concha com duas valvas: cabeça distinta, corpo comprido lateralmente, representantes aquáticos, animais filtradores, sem rádula
Mexilhão, ostra
Cephalopoda (cefalópodes)
Concha interna ou ausente, cabeça distinta com olhos desenvolvidos e complexos, pé em forma de tentáculos a rodear a boca, representantes aquáticos
Polvo, lula

Filo Echinodermata (equinodermes)

A origem da designação deste filo vem da língua grega, em que ekhinos significa ouriço e derma que significa pele.
Os representantes deste filo são ourico­do­mar e estrela­do­mar.
Entre as características dos equinodermes são de salientar algumas das mais importantes:
·         Simetria pentarradiada: a maioria dos equinodermes apresenta cinco partes semelhante, distribuídas ao redor de um eixo central .
·         Endoesqueleto : o esqueleto interno é constituído por placas calcárias, com as quais se articulam espinhos.
·         Tubo digestivo: inicia­se na face oral e terminano ânus. Tem um estômago muito desenvolvido, podendo projectar a parte interior para fora da boca.
·         Sistema ambulacrário: também chamado sistema vascular hídrico, que é típico dos equinodermes. É constituído por uma rede de canais especializados onde circula a água do mar. A água entra através dos inúmeros poros que existem na placa madrepórica que é uma das cinco placas genitais. Essa placa apresenta, além do orifício de saída dos gâmetas, poros por onde a água num sistema de canais que constitui um sistema ambulacrário, da qual fazem parte os pés ambulacrários. Em cada um desses pés existe ampola musculosa, cuja contracção injecta água no pé, fazendo­o distender­se, o que permite a sua fixação. O funcionamento combinado de todos os pés ambulacrários é suficiente para o animal poder pescar superfícies verticais, fixar­se sobre rochas ou abrir conchas de moluscos de que se alimentam.
Os equinodermes não apresentam qualquer tendência para cefalizaçao e têm poucos de sentidos especializados.
O sistema circulatório é muito reduzido. As trocas gasosas ocorrem em brânquias. Os equinidermes não apresentam órgãos excretores.
Em geral, têm sexos separados. Através dos orifícios das placas genitais, os gâmetas saem para água, onde se unem. Os zigotos geram larvas que por metamorfose originam adultos (desenvolvimento indirecto).

Enviar um comentário

0 Comentários