Desenvolvimento histórico da educação


Desenvolvimento histórico da educação
No período da antiguidade
Surge a escrita, mas a educação era diferente em governos e súditos. Nesta perspectiva, os gregos traçam novos princípios para a educação. Na antiga Grécia, entre as Atenas e Espartas, existiam contradições nos modos educativos. Atenas prepara a pessoa para a cidadania e exercício público, enquanto que Esparta considera os meninos são pertencentes ao estado, e assim eles devem se desenvolver fisicamente para a defesa da sua polis.
Daí, surge Sócrates com o começo do desenvolvimento dos princípios éticos nas bases da educação, um princípio real que hoje, conhecemos como educação. E Platão expõe sua visão pedagógica na forma da alegoria da caverna.
Na época romana, a educação acentuava-se na concepção de direitos e deveres, o seu foco era a prática, de forma a aprender-se o que tinha que ser feito, facto que leva a educação romana daquela época equiparar-se com a dos povos primitivos porque a educação romana, era também caracterizada por imitação.
Para os antigos, a educação esta focada no intelecto do indivíduo e para os cristãos, foca-se nos aspectos morais.
No período da Idade Média
Já neste período, no percurso dos séculos XII e XIII, surgem as primeiras universidades, em que a educação nesta época, fundamentava-se em torno da Teologia, Filosofia, Direito e Medicina.
Renascimento
No renascimento surge o princípio da renovação das culturas gregas. Essa nova fase propõe uma nova educação, cujos moldes se opõem ao ideal escolástico e promova o ideal de uma nova vida. O foco no estudo dos clássicos se torna um marco importante.
Na modernidade
A educação é caracterizada em primeira instância pela reforma cristã, em que lutava-se pela libertação da educação dor poderes da igreja. Os católicos, no que diz respeito a educação, avançavam a companhia de Jesus, em que a educação visava na formação de novos líderes.
Numa outra visão sobre a educação nos tempos modernos, a educação torna-se mais naturalista.

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