Desenvolvimento histórico da
educação
No período da antiguidade
Surge a escrita, mas a educação era diferente em governos e
súditos. Nesta perspectiva, os gregos traçam novos princípios para a educação.
Na antiga Grécia, entre as Atenas e Espartas, existiam contradições nos modos
educativos. Atenas prepara a pessoa para a cidadania e exercício público,
enquanto que Esparta considera os meninos são pertencentes ao estado, e assim
eles devem se desenvolver fisicamente para a defesa da sua polis.
Daí, surge Sócrates com o começo do
desenvolvimento dos princípios éticos nas bases da educação, um princípio real
que hoje, conhecemos como educação. E Platão expõe sua visão pedagógica na
forma da alegoria da caverna.
Na época romana, a educação acentuava-se na concepção
de direitos e deveres, o seu foco era a prática, de forma
a aprender-se o que tinha que ser feito, facto que leva a educação romana
daquela época equiparar-se com a dos povos primitivos porque a educação romana,
era também caracterizada por imitação.
Para os antigos, a educação esta focada no
intelecto do indivíduo e para os cristãos, foca-se nos aspectos morais.
No período da Idade Média
Já neste período, no percurso dos séculos XII e
XIII, surgem as primeiras universidades, em que a educação nesta época,
fundamentava-se em torno da Teologia, Filosofia, Direito e Medicina.
Renascimento
No renascimento surge o princípio da renovação das
culturas gregas. Essa nova fase propõe uma nova educação, cujos moldes se opõem
ao ideal escolástico e promova o ideal de uma nova vida. O foco no estudo dos
clássicos se torna um marco importante.
Na modernidade
A educação é caracterizada em primeira instância
pela reforma cristã, em que lutava-se pela libertação da educação dor poderes
da igreja. Os católicos, no que diz respeito a educação, avançavam a companhia
de Jesus, em que a educação visava na formação de novos líderes.
Numa outra visão sobre a educação nos tempos
modernos, a educação torna-se mais naturalista.
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