Cultura da Paz


Cultura da Paz
Construir uma cultura da paz envolve dotar as crianças e os adultos de uma compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade. Implica uma rejeição, individual e colectiva, da violência que tem sido parte integrante de qualquer sociedade, em seus mais variados contextos. A cultura da paz pode ser uma resposta a diversos tratados, mas tem de procurar soluções que advenham de dentro da sociedade e não impostas do exterior.
Como é que cada aspecto pode nos ajudar na cultura de paz?
Na Justiça pode ajudar na cultura de paz na medida em que ao complementar a resolução de conflitos, com base numa lógica não da punitiva, a justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais, através do Poder Judiciário.
O respeito, ajuda no aspecto da cultura de paz desde que haja dignidade de cada pessoa sem discriminação ou preconceito, a rejeição de qualquer forma de violência, o compartilhar de tempo e recursos com generosidade a fim de terminar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e económica, desenvolver a liberdade de expressão e diversidade cultural através do diálogo e da compreensão do pluralismo, manter um consumo responsável respeitando todas as formas de vida e contribuir para o desenvolvimento da minha comunidade, área, país e planeta.
A liberdade é o contraponto às pressões da opinião pública. Não podem haver ingerências sociais se um acto não atinge outro membro do grupo (princípio do dano). Os limites da ingerência são, por sua vez, a outra face dos limites da legítima acção livre: o ferir aos outros membros da sociedade.
A tolerância ajuda na facilitação da aceitação e o apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de nossas maneiras de exprimir nossa qualidade de seres humanos. É fomentada pelo conhecimento, a abertura de espírito, a comunicação e a liberdade de pensamento, de consciência e de crença. A tolerância é a harmonia na diferença. Não só é um dever de ordem ética; é igualmente uma necessidade política e jurídica. A tolerância é uma virtude que torna a paz possível e contribui para substituir uma cultura de guerra por uma cultura de paz.
No caso da responsabilidade, ajuda porque é o dever de arcar com as consequências do próprio comportamento ou do comportamento de outras pessoas. É uma obrigação jurídica concluída a partir do desrespeito de algum direito, no decurso de uma acção contrária ao ordenamento jurídico. A responsabilidade ajuda ainda na aprendizagem em que qualquer ser humano adquire em relação à inteligência emocional ao longo dos anos.
Considerações finais
A cultura de paz é actualmente um projecto mundial que busca reestruturar as relações humanas mediante acções de sensibilização à não-violência. Trata-se também de uma chamada à solidariedade entre os povos, comunidades, grupos organizados e organizações. Órgãos mundiais, como a UNESCO se tornam os maiores responsáveis pela difusão e promoção desta noção.

Enviar um comentário

0 Comentários