Conceito de Atletismo


Conceito de Atletismo

O atletismo é considerado como um desporto base, pois a sua prática reflecte os movimentos essenciais do ser humano, na medida em que ele caminha, corre, salta e arremessa. Este apresenta-se dividido por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com excepção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

Esta modalidade desportiva consiste numa variedade de desportos competitivos de corrida, marcha, saltos e lançamentos. As provas de corrida e de marcha realizam-se em pista, em estrada, ou em corta-mato. As provas de corrida disputadas no âmbito dos Jogos Olímpicos dividem-se em três grupos: provas de velocidade, das quais fazem parte as distâncias de 100, 200 e 400 m, e estafetas; e as provas de meio-fundo e fundo, compreendendo os 800, os 1500, os 5000 e os 10 000 m, os 3000 m obstáculos, a meia-maratona e a maratona, uma longa corrida realizada em estádio e estrada. As corridas com barreiras efectuam-se em 110, 200 e 400 m para homens, e 100 e 400 m para senhoras. As provas de saltos incluem o salto em altura, o salto em comprimento, o triplo salto e o salto à vara. Os lançamentos dividem-se em lançamento do dardo, do disco, do martelo e do peso. Existe ainda o decatlo, especialidade que abarca um conjunto de dez modalidades atléticas, compreendendo provas de corrida, lançamento e salto.
História do Atletismo
O atletismo é a forma organizada mais antiga de desporto e é celebrado há mais de mil anos. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, iniciados pelos gregos no ano 776 a.C. Durante muitos anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto de longitude e luta livre. Outras provas, como as carreiras de homens com armaduras, fizeram parte mais tarde do programa. Os romanos continuaram a celebrar as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no 146 a.C. No ano 394 da nossa era o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauraram-se na Inglaterra em meados da metade do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no desporto favorito dos ingleses. Em 1834, um grupo de entusiastas desta nacionalidade alcançou os mínimos exibíeis para competir em determinadas provas. Também no século XIX se realizaram as primeiras reuniões atléticas universitárias entre as universidades de Oxford e Cambridge (1864), seguido de Londres (1866) e também nos Estados Unidos (1868). O atletismo posteriormente adquiriu um grande seguimento na Europa e América. Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde, os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, excepto em tempo de guerra. Em 1913 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Com sede central de Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e oficializando as melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas.

Saltos

Ø  Salto em Altura
Ø   Triplo Salto
Ø   Salto à Vara
Ø  Salto em Comprimento
O salto em comprimento é uma disciplina do atletismo cujo objectivo é atingir a maior distância possível entre a chamada e a queda. Os saltos são realizados num espaço onde existe pista de balanço, zona de chamada e zona de queda. A pista de balanço deverá ter um mínimo de 40 metros de comprimento e entre 1,22m a 1,25m de largura. A zona de chamada é marcada por uma tábua que deverá ter um comprimento igual ao da largura da pista de balanço e 20cm de largura. Deverá estar colocada entre 1 e 3 metros da área de queda. Na zona de chamada é também marcada uma linha de chamada que o atleta não pode pisar para realizar o salto e a partir da qual é medida a distância do salto. A zona de queda deverá ser uma caixa de areia, ao mesmo nível da pista, e medir entre os 2,75 e 3 metros de largura no mínimo de 10 metros de comprimento. Este salto e composto por 4 fases: corrida de balanço, chamada, voo e queda.

Estádio de atletismo

Um estádio é concebido de modo a que possam ocorrer ao mesmo tempo provas de corrida (ou pista), bem como de saltos e lançamentos (ou campo).
A pista moderna é oval, mede 400 m  de perímetro, e possui seis a dez faixas. A superfície da pista é geralmente de plástico ou borracha, o que a torna tanto resistente ao tempo como ao atrito. As modalidades de campo realizam-se no centro da pista, área essa que se designa por centro do campo.
As provas de pista e campo são disputadas em pista de atletismo e reúnem: corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos. Já as provas de campo englobam saltos, arremesso e lançamentos. Há ainda as provas combinadas.

Corrida

Corrida de pista: A corrida de pista é a forma tradicional, e elas são em formato oval com faixas. Existem extensões de 100, 200 e 400 metros.
Corrida de meio fundo: é a corrida de média distância em que não é obrigatório que os competidores fiquem o tempo todo em suas raias. A distância é de 800 a 1500 metros.
Corrida com obstáculo: A corrida tem obstáculos a serem ultrapassados ao longo da pista. Elas são feitas em estádio e a extensão pode ser de 100, 110, 400 e 3000 metros.
Corrida de revezamento: O revezamento é disputado por equipas de quatro pessoas em que cada um percorre um quarto do percurso segurando o bastão. Este precisa ser entregue ao parceiro que está no final do trajecto.
Corrida de fundo: Ela também é chamada de corrida a longa distância, com percursos de 5 mil a 10 mil metros.
Maratona: É uma corrida de longa distância, feita em locais públicos. Em média o caminho tem 42 km.

Enviar um comentário

0 Comentários